FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Diante da grave crise epidêmica de dengue, zika e chikungunya que assola o Estado, a Assembleia Legislativa do Ceará, enquanto poder fiscalizatório e propositivo, decidiu entrar na guerra contra o mosquito Aedes aegypti.
A Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti foi instituída no dia 23 de março de 2016, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, com o objetivo de colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya.
O colegiado é presidido pelo líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Carlos Matos, e tem como integrantes os parlamentares: Deputado Leonardo Pinheiro (PP), relator; Deputado José Sarto (PDT); Deputado Fernanda Pessoa (PR); Deputado Agenor Neto (PMDB); Deputado Roberto Mesquita (PSD); e Deputado Evandro Leitão (PDT).
COMBATE AO MOSQUITO
Desde que foi instituída, a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti já realizou diversas ações na busca pela promoção de uma maior articulação entre as instituições privadas, públicas (no âmbito estadual, municipal e federal) e sociedade civil.
Através de uma maior aglutinação com as propostas das entidades representativas de todas as camadas da sociedade, a Frente pretende formular ações estratégicas efetivas para combater o Aedes aegypti.
Desse modo, já foram realizadas oito reuniões técnicas, uma oficina temática, três audiências públicas, uma visita ao município de Pedra Branca e um encontro regional em Quixeramobim.