Tamanho letra:

Com o lançamento do livro “Rui Facó – o homem e sua missão”, o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa, inaugurou, em 17/03, o projeto Selo Biografias Inesp. A obra é de autoria do jornalista e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís Sérgio Santos.

Rui Facó foi jornalista, escritor e um lutador pela causa da emancipação do povo brasileiro. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, lutou contra o imperialismo e o latifúndio e em favor das grandes campanhas patrióticas, como a defesa do petróleo. Nasceu no dia 4 de outubro de 1913, na cidade de Beberibe, no Ceará. Morreu no dia 15 de março de 1963, aos 50 anos, num desastre de avião no Rio de Janeiro.

A ideia do projeto é contemplar biografias de personalidades cearenses. O próximo biografado será o municipalista Américo Barreira, que faria 100 anos este ano, adianta Ilário Marques, presidente do Inesp. Também está sendo estudada a possibilidade de ser lançado um livro sobre a vida do abolicionista Chico da Matilde, conhecido como "Dragão do Mar".